• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Artigos sobre Webdesign e optimização de sites

Google Instant Preview vai afectar o tráfego do seu site?

Google Instant Preview

O Google Instat Preview é o último aperfeiçoamento introduzido pelo Google nas suas pesquisas e vem na sequência do Google Instant Search que publicámos em artigo anterior.

Com esta nova facilidade introduzida o Google pretende dar às pessoas que fazem pesquisas através do seu motor de busca uma imagem imdediata dos sites apresentados na pesquisa sem a necessidade de entrar no site. A listagem da pesquisa não é diferente do habitual mas existe agora, ao lado de cada site, uma lupa. Ao clicar nessa lupa ou mesmo no espaço da listagem o utilizador pode ver uma imagem do site em questão no lado direito sobre os links patrocinados.

E está a imagem da pré-visualização de sites fornecido pelo Google Instant Preview

Google instant preview e suas influencias nas pesquisas

O Google Instant Preview essencialmente dá aos utilizadores a possibilidade de verem a imagem do site antes de se decidirem clicar para entrar nele. Isto pode ter aspectos positivos e negativos para os donos dos sites apresentados nas pesquisas.

Segundo o Google esta nova facilidade vai fazer com que os utilizadores das pesquisas fiquem mais satifeitos com as pesquisas uma vez que quando entram num determinado site já sabem ao que vão. Será assim? Considerando que os sites em flash e videos são apresentados como um quadrado negro e os sites que não fazem uso extensivo de gráficos relativamente grandes são quase elegíveis dado o tamanho da pré-visualização, custa a acreditar. Mas o que é facto é que ninguém se pode queixar de o Google estar parado.

Quem poderá vir a queixar-se, ou pelo menos não ficar muito satisfeitos, são os donos dos sites que pagam no Google Adwords para que os seus anúncios sejam vistos na coluna direita das pesquisas. É que se toda a gente usar a pré-visualização de páginas oferecido pelo Google Instant Preview os anúnicos pagos passam para segundo plano e tornam-se mesmo invisíveis, uma vez que a imagem dos sites se sobrepõe a eles. Não nos custa nada a acreditar que o Google mude, dentro de pouco tempo, a posição de pré-visualização dos sites...

Segundo o Google o Instant Preview está para ficar. Sendo assim, e mais uma vez, o que lhe interessa como proprietário de um site é tirar o melhor partido para que o seu site atinja o que lhe interessa: uma boa posição nos resultados de pesquisa.

Para além do normal trabalho SEO para optimizar o seu site terá agora que se preocupar com mais alguns pormenores na altura da criação do site ou em posterior actualização que, de resto, convém fazer com regularidade. Por exemplo, dar atenção ao tamanho das fontes e gráficos do seu site para que apareça alguma coisa inteligível na pré-visualização fazendo com que o seu site seja minimamente apelativo para merecer os clicks dos pesquisadores.

Partilhe

Mercado do Turismo

Também para as empresas de turismo a NOVAimagem tem soluções que lhes permitem angariar clientes estrangeiros. Através de um Directório de Negócios do Algarve e de outros sites de grande tráfego, em inglês, holandês e alemão, temos conseguido dar projecção a alguns dos nossos clientes operando na área do turismo.

Notícias